BLOG da Biblioteca escolar do AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALTO DOS MOINHOS - Terrugem

15 maio, 2017

Guia de Avaliação de páginas Web



Quando visitamos uma página WEB, não temos a preocupação de ver ou saber quem é o seu autor; e como hoje em dia existem tantas pessoas sempre prontas a opinar sobre qualquer tema ou assunto, mesmo sem ser especialista… É conveniente que te certifiques que o autor ou a entidade responsável pelo site são conhecidos e de confiança.
Por vezes os sites têm “bom aspeto”, mas nem sempre os seus conteúdos são os mais corretos. Lembra-te que as informações fornecidas nos mesmos também podem ser confirmadas noutras fontes como enciclopédias, livros e até mesmo noutros sites.
Dar informação sobre o assunto, educar, entreter e vender a maior parte das vezes não é suficiente. Será que o site consegue atingir os seus objetivos? Será que explica o assunto ou tema com clareza e objetividade, ou será confuso? Será que o site é relevante para mim?
Será também prudente saber com exatidão as perguntas para os quais procuras respostas. Um site só tem interesse se estiver atualizado; a data de produção está muitas vezes no fundo da página.
Outra situação de relevo é saber se a informação mencionada é tendenciosa, pois muitas vezes é colocada de forma a convencer as pessoas de algo. Por exemplo, um site informa sobre o tratamento de uma doença, mas ao mesmo tempo só é mencionado um tipo de tratamento não dando outras hipóteses, é porque está a tentar convencer-te a fazer esse mesmo tratamento.
Para que possas saber melhor a credibilidade do site deverás ter em conta alguns critérios como: se existe a indicação do nome /autor; se tem objetivos claros; se tem facilidade de pesquisa ou se se torna confuso; se a informação é importante para nós e se está correta verificando a mesma; se o site é recente e se está atualizado; se a informação é equilibrada; se apresenta várias hipóteses de escolha ou se quer convencer-nos de algo. O site é agradável ou é confuso?

Sem comentários:

Enviar um comentário