BLOG da Biblioteca escolar do AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALTO DOS MOINHOS - Terrugem

12 outubro, 2010

Alunos da escola desenterram o Nabo Gigante

O Nabo Gigante
Edição/reimpressão: 2005
Páginas: 40
Editor: Livros Horizonte
ISBN: 9789722412056

Os alunos da professora Silvina Feijão desenterraram O Nabo Gigante numa actividade de leitura em voz alta e encenação apresentada aos alunos do pré-escolar. Com esta actividade desenvolveu-se o sentido da cooperação entre diferentes ciclos de ensino  com um resultado bastante positivo e cativante, quer para quem apresentou quer para quem assistiu. Este livro permite-nos trabalhar diversos conteúdos com alunos da pré e do 1º ciclo, nomeadamente: contagens, sequências, oralidade, antecipações, orientação espacial ...
Não deixa de ser uma proposta interessante para quem trabalha com alunos mais jovens. Um livro recomendado pela "Bibliotecaventura". Aventurem-se!!!



O Nabo Gigante
Já do século passado, é "um conto original russo, recolhido e adaptado por Alexis Tolstoi no séc. XIX, tem os ingredientes de um conto popular verdadeiramente hilariante, pensado para crianças com menos de 5 anos e para todos os que se iniciam no mundo da leutira. Acompanha as atribulações de um simpático casal de velhinhos nesta nova versão, enriquecida com as belíssimas ilustrações de uma premiada artista irlandesa, Niamh Sharkey." in Wook

Outras curiosidades:

Alexis Tolstoi (não confundir com o conhecido Leon Tolstoi), nasceu em  São Petersburgo a 5 de Setembro de 1817 e  morreu a 10 de Outubro de 1875. Foi um poeta russo, dramaturgo e romancista. Ficou conhecido por algumas obras como "O vampiro", " A morte de Ivan o Terrível", " O cavaleiro de prata", "O czar Boris"... e outros romances históricos. 
Graduou-se na Universidade de Moscovo em 1836 e passou a maior parte da vida na corte do Czar, servindo como  Mestre de Cerimônias e mais tarde como Grão-Mestre da Tapada Real. Aposentou-se do serviço em 1861 para dedicar mais tempo à escrita, sobretudo poesia e escrita de contos, alguns para crianças.


No slideshow abaixo podem ver o texto e as ilustrações reais do livro editado em Portugal:

Sem comentários:

Enviar um comentário